Dia Internacional da Mulher: a história inspiradora da CARE

Dia Internacional da Mulher: a história inspiradora da CARE

Nada melhor do que celebrar o Dia Internacional da Mulher contando a incrível história da CARE Natural Beauty, considerada uma das pioneiras do mercado de beleza limpa no Brasil e precursora do conceito High Clean Beauty

A CARE foi um chamado, um presente, um convite a uma transformação potente que suas fundadoras Luciana Navarro Vieira e Patrícia Camargo De Divitiis ouviram e decidiram trazer ao mundo, lá em 2018.

Mulheres que entendem a intensa jornada e o imenso poder que envolve ser mulher.

Com uma voz autêntica, valores inegociáveis e objetivo muito claro desde o início em ser uma empresa referência em Clean Beauty, a CARE deseja que você entre em contato com o seu íntimo, desvendando cada camada da sua beleza e se apaixonando por quem você é.

Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para que você conheça melhor as protagonistas dessa história inspiradora, que abriram os caminhos para a High Clean Beauty no Brasil, e descubra o poder da beleza limpa para seu autocuidado.

Leia até o final e emocione-se, inspire-se, cuide-se!

Dia Internacional da Mulher: celebre ser você 

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, mas, na CARE Natural Beauty, todo dia é dia de celebrar as conquistas, alcançar as metas estabelecidas e superar os limites.

Casada com Lúcio, mãe da Valentina e de dois cachorros, Vida e Cacau, Luciana Navarro Vieira foi empreendedora por quase 20 anos no mercado de Live Marketing, fundando e escalando a empresa em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami (EUA), atuando com grandes players do mercado Farmacêutico, Automobilístico e de Tecnologia no Brasil e no mundo.

dia-internacional-da-mulher-luciana-navarro-vieira-cofundadora-care

Hoje, cofundadora da CARE Natural Beauty e com 42 anos, Lu Navarro é amante da natureza, apaixonada pelos temas autoconsciência e espiritualidade.

Patrícia Camargo De Divitiis, 39 anos, é mãe do GabiZé, casada com Rodrigo e advogada corporativa, atuante em multinacionais de diversos segmentos.

Apaixonada por beleza desde sempre, é cofundadora da CARE ao lado de Lu Navarro.

dia-internacional-da-mulher-patricia-camargo-cofundadora-care

Confira, na entrevista a seguir, como a intuição, a resiliência e o propósito claro das nossas founders se tornaram o segredo para uma vida cheia de sucesso, e, acima de tudo, realização.

Como começou a sua jornada de empreendedora na CARE? 

Lu Navarro: Começou muito antes de eu perceber o que isso viria a ser, como tudo na vida. A minha jornada profissional anterior era de sucesso, mas já não estava mais me preenchendo e realizando por eu não sentir que estava trazendo algo de melhor para o mundo.

Além dessa constatação, que eu pude perceber devido ao meu autoconhecimento, eu me questionava muito sobre o meu servir profissional, porém, como é difícil abrir mão do que está “dando certo”, eu seguia o caminho até que tive uma gestação molar, que me levou à quimioterapia.  

Aí, conheci a potência do selfCARE como ferramenta de força nesse processo tão vulnerável.

Seis meses depois, em uma conversa com a então amiga, minha atual Sócia Linda, descobrimos que nossas jornadas estavam nos levando a trazer ao mundo uma empresa que falasse sobre beleza de verdade, e assim nasceu a CARE, marca com alma e que transforma vidas.

Paty Camargo: Tudo começou quando conheci o "lado B" dos cosméticos convencionais e o quanto eles podem trazer de prejuízo para nossa saúde devido às formulações repletas de toxinas, metais pesados e disruptores endócrinos.

dia-internacional-da-mulher-patricia-camargo

Comecei, então, a repensar os produtos de skincare e maquiagem que eu usava diariamente na minha rotina de cuidados com a pele, buscando por formulações livres de toxinas.

Quais foram os maiores desafios enfrentados nessa construção?

Lu Navarro: Foram muitos, mas acredito que o principal era conseguir viabilizar nosso sonho com os recursos financeiros limitados que tínhamos, já que usamos capital próprio para fundar a empresa, e não era muito dinheiro. Precisávamos ser certeiras em tudo! 

Paty Camargo: Os desafios são muitos: embalagens, quantidades mínimas de produto, escassez de recursos e, em 2018, quando lançamos a CARE, quebrar a barreira em relação ao Clean Beauty

Beleza limpa ainda era desconhecida e as marcas que existiam, todas muito artesanais, não traziam credibilidade ao mercado.

Como foi o processo de abrir caminhos para o conceito de High Clean Beauty no Brasil? 

Lu Navarro: A comunicação clara e objetiva sobre um assunto tão importante, mas sem ser alarmista ou radical é sempre um desafio.  

Todo novo conceito precisa de tempo para sedimentar, ganhar força e se multiplicar, por isso a importância de ser resiliente e perseverar. 

Paty Camargo: O grande obstáculo é o cliente provar um de nossos produtos. Depois disso, é "amor ao primeiro uso". Os produtos da CARE Natural Beauty têm eficácia comprovada, são ricos em ativos de skinCARE e, de fato, possuem alta performance

Beleza e saúde

dia-internacional-da-mulher-passando-batom

O que é beleza para você? 

Lu Navarro: Para mim, beleza é algo muito individual e único. É um estado de alma que se expressa através de como nos apresentamos ao mundo. Por isso, a meu ver, é impossível haver beleza onde não há saúde.

Paty Camargo: Beleza é sentir-se bem com quem você é, buscar se conhecer e estar conectada consigo mesma.

Por que a CARE é mais do que Clean Beauty, considerada High Clean Beauty? 

Lu Navarro: Porque somos muito coerentes e exigentes não apenas com nossa lista de ativos banidos, mas como com processo produtivo, embalagens e impacto. 

Paty Camargo: Porque somos uma marca 100% livre de toxinas, vegana, além de Cruelty-Free.

Qual a importância de as mulheres incluírem beleza limpa na rotina de autocuidado?

Lu Navarro: É sobre cultivar a beleza de verdade. Sobre se conhecer e respeitar seu corpo e nosso planeta. Para mim, se, para sentir-se bela for preciso abrir mão da saúde em algum nível, essa mulher ainda não descobriu a beleza real. 

Paty Camargo: Nós, mulheres, somos movidas a hormônios, e as toxinas presentes nos cosméticos convencionais mexem no equilíbrio hormonal. Muitas vezes, essas toxinas são disruptores endócrinos, que atrapalham o sistema endocrinológico.

Lembrando que não usamos apenas um cosmético ao longo do dia, mas vários, e vamos acumulando essas toxinas no nosso corpo.

O que o mundo da beleza limpa agregou à sua vida? 

Lu Navarro: Nossa, muita coisa! Ele me trouxe coerência no consumo, mais saúde, pessoas maravilhosas, muito conhecimento, conexões incríveis e, acima de tudo, renovou minha vontade de construir algo para este mundão. 

Paty Camargo: O universo de beleza limpa foi a porta de entrada para uma transformação maior.

Transformou a forma como eu me relaciono com a minha pele, passei a prestar mais atenção não só na formulação dos cosméticos em geral, mas nas dos produtos de limpeza (afinal de contas, tudo vai para natureza por meio da água), alimentos. A transformação acontece de forma 360.

dia-internaciional-da-mulher

Qual é a grande vantagem do Brasil nesse nicho, levando em conta a rica variedade de ativos amazônicos?

Lu Navarro: Somos um berço de ativos para o mundo, ainda com tanto a ser estudado e descoberto. Soma-se a isso, um mercado muito efervescente de beleza e um público ávido por novidades.

Paty Camargo: Temos uma vasta gama de ativos potentes e com muita performance para utilizarmos.

Empreendedorismo feminino 

dia-internacional-da-mulher-fundadoras-da-care-natural-beauty

Quais são os seus valores fundamentais como líder empresarial e referência para tantas outras mulheres?

Lu Navarro: Acredito muito em liderança pelo exemplo. Busco ser o que espero dos outros, sem abrir mão da minha autenticidade.

Humildade para ouvir e para falar. Resiliência sempre em dia. Empatia não pode faltar, pois um negócio é sempre feito por e para pessoas. Ética e persistência são mantras também. 

Paty Camargo: Obrigada por "líder referência". Acredito que minha determinação, senso de justiça, resiliência e conexão com minha intuição são características, competências fortes da minha personalidade. Ousadia também está bem presente! 

Na sua opinião, qual é o segredo para se ter uma vida de sucesso?

Lu Navarro: A incessante busca por se conhecer e se melhorar. Isso reverbera em tudo que fazemos e construímos, e sucesso é algo tão subjetivo, não é?!  

Sucesso para mim é viver uma vida coerente, com saúde, realização, perto dos que eu amo e com liberdade de escolha.

dia-internacional-da-mulher-lu-navarro-com-filha

Paty Camargo: Acredito em realização mais do que em sucesso. Realização é algo constante e está presente nas pequenas conquistas do dia a dia e nas grandes conquistas de projetos e objetivos maiores também.  

Eu me sinto realizada todos os dias ao acordar, por mais um dia de vida com a minha família e trabalhando com algo que eu amo tanto, que é beleza limpa.

Se você definisse seu trabalho em uma palavra, qual seria?

Lu Navarro: Realização. Difícil colocar em palavras a sensação deliciosa de acordar com vontade de construir algo relevante, agir para isso se tornar real e compartilhar com o mundo os resultados disso tudo.

Paty Camargo: Animação, porque empreender é uma montanha-russa de emoções!

Como você se mantém inspirada e motivada no seu trabalho todos os dias? 

Lu Navarro: Tenho muito claro dentro de mim o meu propósito através do meu servir, e isso me sustenta nos dias desafiadores. 

Paty Camargo: Sou muito curiosa e minha curiosidade e vontade de aprender me mantêm inspirada a sempre querer saber e conhecer mais e mais. 

Diante de uma agenda tão cheia, como você equilibra vida profissional e pessoal?

Lu Navarro: Eu simplesmente não equilibro, e já fiz as pazes com isso (Rs). Cada hora, a “balança” pende mais para um lado, e tudo bem! Quem tem muito claro para si o seu porquê, suporta qualquer como. 

Paty Camargo: Uma equação desafiadora com um bebê de 9 meses (Rs). Eu foco em cuidar da minha saúde de forma 360: corpo, mente e alma. Praticar atividade física, me alimentar corretamente e fortalecer a minha fé são pilares que me mantêm em equilíbrio.

dia-internacional-da-mulher-paty-camargo-com-filho

Como você vê o papel das mulheres no mundo corporativo hoje em dia?

Lu Navarro: É de fundamental importância ocuparmos cada vez mais espaço no mundo dos negócios, trazermos nossa inteligência e sutileza para a mesa.

Ser assertiva sem ser agressiva, usar a intuição e mostrar que vulnerabilidade também é força transforma os ambientes, e nós, mulheres, sabemos fazer isso com maestria. 

Paty Camargo: Cada vez mais, vemos o mercado de trabalho ser inundado por mulheres inspiradoras e competentes, e eu acho maravilhoso! Desejo mais mulheres em cargos de liderança, trazendo toda sua intuição à tona e realizando coisas incríveis. 

Quais os seus conselhos para mulheres que desejam iniciar seus próprios negócios ou que já sejam empresárias?

Lu Navarro: Desejo que todas se conheçam e se valorizem muito, que celebrem suas diferenças e se coloquem no mundo como sentem ser seu melhor, sem buscar caber nas “caixinhas alheias”. 

Paty Camargo: Confiem na sua intuição, analisem os dados para tomar decisões, mas não deixem de ouvir a sua voz interior. Acredite em você e siga em frente! 

Que características pessoais você acredita que a trouxeram até aqui? 

Lu Navarro: A inquietação, com certeza. A vontade de me superar e de me desafiar, aliada à curiosidade e uma pitada de ousadia, sem dúvidas, foi fundamental. 

Paty Camargo: Com certeza, a minha determinação e vontade de fazer acontecer. Quando eu coloco algo na minha cabeça, minha teimosia não me deixa desistir. 

O time da CARE atualmente é composto por 96% de mulheres. Quais benefícios você enxerga nessa configuração?

Lu Navarro: É muito potente ter mulheres na liderança e nos times como um todo pelos atributos que citei antes, como a intuição, a assertividade e inteligência emocional. 

Paty Camargo: O mundo corporativo de uma forma geral ainda é muito masculino. As competências ligadas à racionalidade, à energia masculina sempre foram fatores determinantes para condução dos negócios. 

Contudo, há um ganho gigante em liberar a intuição no mercado de trabalho. Ouvir aquela voz interior que te guia para a decisão correta encurta caminhos e acelera a performance.

A energia feminina, intuição, resiliência, determinação de uma mulher são competências fundamentais para o mundo dos negócios e, por entender isso, o time CARE tem tantas mulheres.

Aqui na CARE, nosso time de mulheres e homens é encorajado a aprender e exercitar essa conexão. 

Quais são os projetos ou metas para o futuro da CARE?

Lu Navarro: Nossa, são gigantes. O céu é o limite para nós!!!

Paty Camargo: Dominar o mundo! (Rs). Brincadeiras à parte, queremos estar no necessaire do maior número de pessoas possível e seguir transformando a forma de consumir beleza: muito mais intencional e consciente.

Deixe uma mensagem de reflexão nesse Dia Internacional da Mulher.

Lu Navarro: Olhem para si com a mesma generosidade que costumam olhar para quem admiram. Tenham força para ir atrás de seus sonhos e que a expectativa do outro não seja a régua de vocês. 

Paty Camargo: Mulheres, celebrem todos os dias a potência de serem mulheres! Vivam a sua energia e estejam conectadas à sabedoria que existe em vocês!

Faça parte dessa jornada e escolha se amar com beleza limpa, que faz bem a você e ao planeta. Juntas, podemos criar um futuro mais justo e sustentável para todas as mulheres. Para todas as gerações.

Assista ao vídeo a seguir para entender melhor como foi o despertar das nossas cofundadoras para a beleza limpa:

Comemore com a CARE o Dia Internacional da Mulher, abrace sua história e celebre seu presente!

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.