Julho sem Plástico: 5 dicas para reduzir o consumo no dia a dia

Julho sem Plástico: 5 dicas para reduzir o consumo no dia a dia

O movimento Julho sem Plástico é uma iniciativa global que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir o consumo de plástico no dia a dia.

Durante todo o mês de julho, milhões de pessoas se comprometem a evitar o uso de plásticos descartáveis e a adotar hábitos mais sustentáveis. A indústria cosmética, é claro, tem feito parte disso, uma vez que é uma das maiores produtoras de plástico do mundo.

Neste conteúdo, você vai descobrir tudo sobre o Julho sem Plástico e conferir dicas de como ter uma rotina de beleza mais sustentável em prol do nosso planeta:

Leia esse post até o final e veja como participar desse movimento para fazer a diferença!

O que é o movimento Julho sem Plástico

O Julho sem Plástico é um movimento global que surgiu na Austrália em 2011 e desde então tem se espalhado pelo mundo todo. O objetivo principal é incentivar as pessoas a reduzirem o consumo de plásticos descartáveis e a adotarem hábitos mais sustentáveis.

Durante o mês de julho, as pessoas são desafiadas a evitar o uso de copos, talheres, canudos, garrafas, sacolas plásticas e produtos de beleza / higiene pessoal, buscando alternativas mais ecológicas.

julho-sem-plastico-produtos

A ideia é criar uma consciência coletiva sobre o impacto do plástico no meio ambiente e incentivar a mudança de hábitos a longo prazo.

O que é consumo consciente e qual sua importância

O consumo consciente envolve uma série de práticas que visam reduzir o impacto ambiental e social do consumo. Trata-se de uma mudança de mentalidade, onde o consumidor passa a questionar os padrões de consumo da sociedade e busca alternativas mais sustentáveis.

Isso envolve escolher produtos duráveis e de qualidade, evitar o desperdício, optar por marcas que tenham práticas sustentáveis e dar preferência a produtos locais.

consumo-consciente

No contexto do movimento Julho sem Plástico, o consumo consciente está diretamente ligado à redução do uso de plásticos descartáveis, buscando alternativas mais sustentáveis e reutilizáveis.

Veja também: Pegada Hídrica: Saiba como podemos melhorar no dia a dia!

O impacto do plástico no meio ambiente

O plástico é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que mais de 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos todos os anos, causando danos irreparáveis à vida marinha e aos ecossistemas aquáticos.

julho-sem-plastico-oceano

Para se ter uma ideia da dimensão dos impactos ambientais causados pelo uso excessivo e pelo descarte incorreto de plásticos, estima-se que, em 2050, o mar terá mais peso em plástico do que em vida marinha!

plastico-no-oceano

Mundialmente, são produzidos mais de 120 bilhões de unidades de embalagens de cosméticos por ano, muitas das quais nem sequer chegam a ser recicláveis.

Leia mais: Blue Beauty: conheça esse movimento sustentável

5 dicas de como reduzir o consumo de plástico

1. Leve sua própria sacola reutilizável

Uma das formas mais simples de reduzir o consumo de plástico é levar sua própria sacola reutilizável para fazer compras. Evite usar sacolas plásticas descartáveis e opte por sacolas de pano ou sacolas reutilizáveis feitas de materiais sustentáveis.

2. Diga não aos canudos plásticos

Os canudos plásticos são um dos principais vilões do plástico descartável. Recuse-os sempre que possível e opte por canudos reutilizáveis feitos de materiais como aço inoxidável, bambu ou vidro. Se não puder dispensar o uso de canudos, procure por alternativas biodegradáveis.

3. Prefira garrafas de água reutilizáveis

As garrafas plásticas descartáveis são uma grande fonte de poluição. Invista em uma garrafa de água reutilizável feita de materiais duráveis, como aço inoxidável, vidro ou alumínio. Assim, você evita o consumo de plástico e ainda economiza dinheiro a longo prazo.

4. Evite embalagens plásticas

Ao fazer compras, dê preferência a produtos que estejam embalados em materiais sustentáveis, como papel, vidro ou metal. Evite alimentos embalados em plástico e opte por comprar a granel, levando suas próprias embalagens reutilizáveis.

Esses hábitos conscientes são para combater o problema dos microplásticos, que, além de prejudicarem a saúde humana, vão parar no meio ambiente, mares e oceanos.

julho-sem-plastico-embalagem

Uma forma de se ajudar a evitar este quadro é optar por cosméticos que não contenham parabenos, por exemplo, e usem embalagens em refil.

5. Recicle corretamente

Se você não puder evitar o uso de plástico, certifique-se de reciclar corretamente. Separe os resíduos plásticos dos demais, lave-os e encaminhe para a coleta seletiva.

Assim, você contribui para a redução da quantidade de plástico que vai parar nos aterros sanitários e nos oceanos.

Como ter uma rotina de beleza sem plástico

Ter uma rotina de beleza sem plástico é possível e pode fazer uma grande diferença para o meio ambiente. Opte por produtos de beleza que estejam em embalagens sustentáveis, como vidro, alumínio ou papel.

julho-sem-plastico-rotina-de-beleza

Além disso, procure por marcas que ofereçam refis de seus produtos. Os refis são uma excelente alternativa para reduzir o consumo de plástico, pois utilizam menos matéria-prima e geram menos resíduos.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Por que usar refil de produtos de beleza

Utilizar refis de produtos de beleza é uma forma simples e eficiente de reduzir o consumo de plástico. Veja os principais benefícios:

  • os refis utilizam menos matéria-prima na fabricação da embalagem, geram menos resíduos e consomem menos energia;
  • ao optar por refis, você ajuda a reduzir a demanda por novas embalagens plásticas;
  • você contribui para a redução do consumo de plástico e ainda economiza dinheiro;
  • os refis geralmente custam mais barato do que os produtos convencionais, o que significa economia para o bolso do consumidor.

Conheça os refis sustentáveis da CARE Natural Beauty

A CARE Natural Beauty é uma marca de cosméticos veganos, naturais e orgânicos que se preocupa com a saúde do corpo e do planeta.

Além de utilizar ingredientes biotecnológicos em seus produtos, a CARE oferece refis para reduzir o consumo de plástico e minimizar os impactos ambientais.

julho-sem-plastico-refil

Os refis são embalagens econômicas, feitas de materiais sustentáveis, que podem ser facilmente encaixados nas embalagens originais dos produtos.

Ao adquirir um refil da CARE, você está contribuindo para a redução do consumo de plástico em prol do meio ambiente e garantindo economia para o seu bolso.

Os nossos refis são feitos de alumínio, um material infinitamente reciclável e que utiliza bem menos água no processo de reciclagem do que outros materiais.

Pensando em oferecer uma rotina de beleza prática, mais consciente e sustentável, criamos o Programa de Assinatura, por meio do qual incentivamos a compra recorrente dos nossos produtos em refil, dentro do período escolhido pelo consumidor.

programa-de-assinatura

O Programa de Assinatura CARE traz diversos benefícios, como:

  • frete grátis em todas as entregas;
  • desconto de, no mínimo, 15% OFF em todas as compras;
  • recebimento dos seus produtos com agilidade e dentro do prazo;
  • garantia de não ficar sem seus produtos queridinhos de cada dia na rotina de skincare

Uma forma simples, consciente e sustentável para promover a beleza limpa e que faz bem para todos!

Conheça nossos produtos em refil e contribua não apenas para um Julho sem Plástico, mas para um futuro sem plástico!

Continue navegando aqui pelo nosso Beauty Blog e confira também:

Reciclagem: o que é, qual a importância e por que usar refis

Qual a ordem de skincare: veja como usar os produtos

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.