Óleo de girassol: conheça seus benefícios e aprenda como usar!

Óleo de girassol: conheça seus benefícios e aprenda como usar!

Com certeza, você já ouviu falar desse óleo por aí, não é mesmo? Aquela tia ou primo que vive recomendando “usa que é bom pra pele, minha filha”. Pois é! E, nesse caso, não é lenda, mas sim a mais pura verdade.

O óleo de girassol é bom para a pele, para os cabelos e para a saúde em geral. O alimento é gorduroso, rico em ômega 9, vitamina E, além de ser um poderoso antioxidante. Descubra todas as vantagens de usar esse poderoso alimento e óleo vegetal neste conteúdo:

Para que serve o óleo de girassol?

O óleo de girassol é extraído das sementes dessa flor tão conhecida por seguir a direção do sol e ser de uma beleza sem igual. Ele pode ser usado de várias formas e para várias funções.

Na nutrição, você pode acrescentá-lo na sua alimentação, por exemplo, para temperar alimentos frios e saladas. Se quiser, você também pode usar para preparar alimentos quentes e fazer frituras deliciosas.

O único sinal de atenção é que seu ponto de fumaça é de 255ºC; acima disso, começam a aparecer toxinas no óleo, como a acroleína, que possui potencial cancerígeno.

Na pele, você pode acrescentá-lo como um hidratante e um complemento para seu skincare.

Conheça seus ótimos benefícios!

O óleo extraído da sua semente é um anti-inflamatório e antioxidante super eficiente, que colabora com a saúde do coração, da circulação, do cérebro e vai além: é ótimo para a pele e os cabelos.

Como falamos lá em cima, ele é rico em muitas vitaminas e ômega 3, a sua gordura é boa e faz um bem danado à saúde. Fizemos uma lista com alguns benefícios para você anotar. Olha só:

  • Hidrata a pele;
  • Ajuda no tratamento da acne;
  • Previne a artrite e câncer;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Reduz o colesterol ruim;
  • Vitaminas do complexo B, que melhoram a saúde do sistema nervoso;
  • Para os cabelos: reduz o frizz, previne a queda e afinamento do cabelo.

E vários outros benefícios!

Alguns mitos relacionados ao seu uso

É verdade que o óleo de girassol pode causar doenças cardíacas? 

Como dizemos anteriormente, esse óleo ajuda na saúde cardiovascular, mas, por ser bastante gorduroso, tem que ser usado com bastante equilíbrio para evitar problemas cardíacos. 

Um estudo feito em 2012 pela Universidade Autônoma de Madri não achou correlação entre este óleo e problemas cardíacos ou mortes prematuras. 

Foi analisada a dieta de quase 41 mil adultos e nenhum deles teve problemas cardíacos relacionados ao uso de óleo de girassol na dieta.

O óleo de girassol emagrece?

Não existem pesquisas que confirmem essa afirmativa, ainda. Mas é provável que o seu uso, com equilíbrio, auxilie na perda de peso. Mas atenção: nada substitui a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável. 

“O uso de óleos vegetais (como o óleo de girassol) não é recomendado para quem tem pele oleosa.”

Mito! O seu uso é benéfico para qualquer tipo de pele e não aumenta a produção de sebo. 

“É um óleo que ajuda a proteger do sol”. Verdade ou mito? 

Mito! O óleo de girassol ajuda na proteção contra a radiação solar e é encontrado em alguns protetores solares, mas não é recomendado usá-lo como protetor antes de se expor ao sol.

Primeira vez por aqui?

Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Óleo de girassol para a pele

Depois de todos esses motivos para acreditar nos benefícios deste óleo, uma coisa é fato: você pode sim usar o óleo de girassol para qualquer tipo de pele. E ele vai hidratar, amaciar e nutrir a sua!

Como usar o óleo de girassol na pele

No corpo, é simples: basta usá-lo após o banho. É muito importante aplicá-lo na pele limpa. Ele faz o papel de hidratante corporal.

Já no seu skincare, você pode usar em qualquer hora do dia. Como fazer?

1- Aplique 4 gotas de óleo no rosto limpo - a quantidade vai variar de acordo com a sua pele. O segredo é testar!

2- Use sempre depois que lavar o rosto.

Conheça nossos produtos com óleo de girassol

Comece hoje mesmo a usar esse poderoso hidratante para a pele, com formulação 100% Clean Beauty! Temos alguns produtos super eficazes com óleo de girassol na composição. Conheça melhor cada um deles:

Óleo Facial Regenerador Noturno Beauty Night Oil

Beauty Night Oil

O Beauty Night Oil conta com ativos que comprovadamente aumentam a “ß-endorfina”, hormônios com ações anti-irritantes e antiestresse que ajudam no rejuvenescimento da pele.

Além disso:

  • Promove a regeneração dos tecidos com o óleo de rosa mosqueta;
  • Devolve a firmeza da pele com o auxílio dos óleos de calêndula e semente de uva;
  • Combate a flacidez e uniformiza a pele com o óleo de palmarosa;
  • Enrijece a aparência com o óleo de sândalo;
  • Ajuda na remoção de manchas escuras com o óleo de cumaru;
  • Previne novas rugas e linhas finas com o óleo de cenoura;
  • Atenua marcas de expressão intensas com o óleo relaxante de lavanda, além de contar com o poder antioxidante e anti-inflamatório da vitamina E.

Lápis de Olho

Lápis de Olho

O Lápis de Olho Preto da CARE tem uma fórmula 100% natural e vegana. Com ceras de carnaúba, candelilla, vitamina E e manteiga de carité, possui potentes antioxidantes, como óleo de jojoba, óleo de marula e, é claro, óleo de semente de girassol.

Macio, desliza suavemente tanto na pele quanto na linha d'água, super pigmentado e com ótima durabilidade.

Sua fórmula hidrata, nutre, cuida dos olhos e da raiz dos cílios enquanto colore. Perfeito, né?!

Aproveite para conhecer toda a linha de skincare da CARE, com produtos veganos, naturais e 100% livres de toxinas, que cuidam da sua pele com uma beleza limpa e completa!

Gostou? Compre já o seu e comece hoje mesmo a usar produtos com óleo de girassol na sua rotina diária de cuidados com a pele!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.