Pele negra: veja os cuidados para este tipo de pele

Pele negra: veja os cuidados para este tipo de pele

Os cuidados com a pele negra são fundamentais para manter a saúde e beleza ao minimizar problemas comuns nesse tipo de pele, como melasmas e foliculite.

Assim, saber como cuidar da pele negra no dia a dia e combater mitos sobre esse tipo de pele é importante para resultados mais satisfatórios com seu skincare. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completinho sobre o assunto e vamos falar sobre:

Não perda nossas dicas para pele negra e saiba quais cuidados adotar na sua rotina. 

pele negra: saiba os cuidados necessários

A pele negra caracteriza-se pela maior presença de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Por conta disso, há maior tendência a alguns problemas dérmicos, como:

  • hiperpigmentação: devido à maior presença de melanina, qualquer agressão na pele tende a resultar em manchas escuras, seja devido à acne, dermatite, foliculite, infecções, lesões e outras;
  • melasma: consiste no surgimento de manchas devido à concentração de melanina. Pode acometer todos os tipos de pele, mas é mais comum na pele negra;
  • foliculite: trata-se de uma infeção decorrente aos pelos encravados, que são mais comuns na pele negra em decorrência da anatomia do crescimento dos pelos, que tendem a ficar presos embaixo da derme e inflamar, causando o quadro de foliculite;
  • acne: é muito comum que a pele negra seja mais oleosa, o que resulta em maior tendência ao acúmulo de sebo nos poros e a consequente infeção que resulta em formações acneicas; 
  • queloide: com fibras de colágeno mais densas, as pessoas de pele negra têm maior tendência à formação de queloide em processos de cicatrização.

Apesar do risco aumentado a essas condições principalmente devido à maior produção de melanina, ela também traz diversas vantagens.

Entre as principais características da pele negra está a densidade das fibras colágenas, o que reduz o surgimento de linhas de expressão, rugas e flacidez cutânea, mantendo a derme mais jovial por mais tempo.

A pele negra também tem menor tendência ao desenvolvimento de câncer de pele, pois a melanina atua como um protetor natural, o que não diminui a importância do protetor solar.

Ainda que a maioria das peles negras tenha característica oleosa devido à maior atividade das glândulas sebáceas, muitas pessoas também apresentam pele seca, na qual a produção sebácea é insuficiente, ou pele mista, com tendência à zona T oleosa (testa, nariz e queixo) e restante da face ressecado. 

Entender essas características da pele é fundamental para cuidados mais adequados às necessidades individuais.

tons de pele negra

pele_negra

A melanina define a cor da pele, cabelos e olhos. Pessoas com mais melanina têm tons mais escuros de pele e, conforme os níveis diminuem, a pele vai clareando.

Todas as pessoas têm algum nível de melanina na pele – com exceção dos albinos, condição caracterizada pela ausência de melanina.

Os tons de pele negra variam enormemente, desde os mais escuros, como o azulado até, alguns menos, como o bronze.

Quanto mais escuro o tom de pele, maior a tendência para manifestar algumas das características relacionadas à maior presença de melanina, como queloides, foliculite, melasmas e acnes, mas também maior proteção natural à radiação solar e envelhecimento mais lento.

cuidados especiais com a pele negra

No dia a dia, a pele negra demanda cuidados na rotina de skincare que são específicos. Conheça a seguir!

Higienização

Com tendência à oleosidade, a etapa de higienização é fundamental, devendo ocorrer duas vezes ao dia, pelo menos de manhã e a noite.

Se a pele for mais oleosa, dê preferência a um sabonete facial com melhor ação surfactante, removendo mais profundamente o sebo, sem ressecar a derme.

Já quem tem a pele seca deve investir em um sabonete que limpa e hidrata a pele.

Hidratação

A etapa de hidratação também deve ser adotada independentemente do tipo de pele, após a higienização (ou tonificação).

O que vai mudar é a escolha do produto. Peles oleosas pedem produtos com textura mais leves para evitar a obstrução dos poros. Um bom exemplo é o sérum facial.

Já a pele mais seca pode se dar bem tanto com o sérum como com um hidratante de textura mais consistente.

Proteção solar

A proteção solar é indispensável à pele negra. Mesmo que a melanina atue como um protetor natural, a derme ainda é muito agredida pela radiação solar, aumentando as chances de acnes, melasmas e fotoenvelhecimento.

O protetor solar deve ser aplicado diariamente, usando uma colher de chá para face e pescoço. Lembre-se da importância da reaplicação a cada três horas.

Para diminuir o residual branco comum de alguns protetores, a dica é fazer movimentos vigorosos e retos, do centro da face em direção às laterais.

Esfoliação

Para quem tem a pele oleosa, principalmente se com tendência à acne, a esfoliação de uma a duas vezes na semana contribui no controle da produção sebácea.

A esfoliação ajuda a remover as células epiteliais mortas da superfície da pele que ajudam na obstrução dos poros e formação de acne.

Para quem tem a pele mais ressacada, a esfoliação a cada 7 a 10 dias já entregará resultados satisfatórios.

Vitamina C

Devido à tendência da pele negra de desenvolver melasma e hiperpigmentação, a vitamina C é uma aliada para manter a uniformidade do tom de pele.

Além disso, o uso diário da vitamina C contribui na proteção solar, deixando a pele mais saudável.

melasma na pele negra: como evitar?

O melasma pode ser causado por fatores externos, como falta de proteção solar, como internos, como alterações hormonais – razão pela qual é comum em gestantes.

Dessa forma, uma forma de prevenir o melasma na pele negra é investir na parceria entre vitamina C e protetor solar, o que vai ajudar a reduzir a exposição aos agentes externos danosos, como radiação, poluição e aumento dos radicais livres.

conheça nossos produtos para pele negra

A CARE Natural Beauty atua com cosméticos naturais, orgânicos, veganos e cruelty-free, mas altamente tecnológicos e eficientes.

Entre eles está o Sérum Skindrops Glow Gold, um hidratante com ativos naturais como rosa mosqueta, vitamina E, óleo de açaí orgânico, argila rosa, argila branca, lavanda e alecrim.

Skindrops_Glow

Além de nutrir e hidratar a pele, ele atua no combate aos radicais livres, renovação celular, uniformização do tom de pele, amenização de olheiras e prevenção do envelhecimento precoce.

O tratamento da pele é acompanhado de um efeito glow dourado, para deixar a pele mais iluminada.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.