Automaquiagem: como fazer em 3 passos simples

Automaquiagem: como fazer em 3 passos simples

Conhecer técnicas e produtos para automaquiagem é um facilitador tanto para o dia a dia como para eventos e programações especiais.

A automaquiagem contribui para o empoderamento, autoestima e praticidade na rotina de qualquer pessoa. Pensando nisso, vamos trazer a seguir:

Confira com a gente como fazer sua automaquiagem e veja porque dominar as técnicas básicas vai ser bom para você.

Automaquiagem: o que é?

A automaquiagem é a capacidade de fazer a própria maquiagem utilizando recursos e técnicas disponíveis.

Assim, sabendo como aplicar cada produto e empregar as diferentes práticas, você consegue fazer tanto uma maquiagem mais rotineira como investir em produções elaboradas.

O segredo para essa versatilidade é conhecer as técnicas de automaquiagem. Vamos juntas aprender!

automaquiagem-batom-care

Por que fazer automaquiagem?

É possível aprender a automaquiagem por meio de diferentes meios, como cursos presenciais e/ou on-line, tutoriais em vídeo, e-books, blogs [como esse da CARE!], redes sociais e muito mais.

Investir tempo e dedicação para aprender automaquiagem pode ser libertador. Alguns benefícios incluem:

  • autonomia para se arrumar;
  • melhor combinação de looks;
  • praticidade no dia a dia;
  • aumento da autoestima.

Além de conhecer as técnicas básicas, nossa dica é continuar se atualizando e praticando, pois sempre há inovações nessa área, como um dia foi o delineado gatinho ou o esfumado.

Primeira vez por aqui?
Cadastre-se agora e receba em primeira mão novidades, conteúdos e descontos exclusivos.

Como fazer automaquiagem?

Em vez de um tutorial de ensinando um look, vamos mostrar tudo o que você precisa para saber fazer qualquer automaquiagem.

Para isso, vamos por partes – literalmente –, começando pelo preparo da pele, depois os olhos e finalizando com a boca.

E ainda temos um bônus sobre pincéis para você saber como usar cada tipo.

Confira os 3 passos simples:

1. Make para a pele

A primeira etapa da automaquiagem é preparar a pele. Só lembrando que a maquiagem vem depois da limpeza, hidratação e proteção solar, combinado?

automaquiagem-iluminador-glow-care

O passo a passo é o seguinte:

  • primer ou sérum iluminador: ele é indicado para amenizar manchas, poros dilatados e marcas de expressão. Portanto, é o primeiro produto a ser aplicado na pele, o que também ajuda na durabilidade da make finalizada;
  • base: em seguida, é a vez de aplicar a base que ajuda na uniformização da pele após o prime. Nossa dica é investir em uma base de cobertura média se você está começando na automaquiagem;
  • corretivo: usado para disfarçar algum incômodo mais acentuado na pele, como espinhas no rosto e olheiras, ou ainda fazer contornos e iluminar a face;
  • blush: em seguida, é a vez de dar um tom para as maçãs do rosto. É importante que o blush tenha semelhança com seu tom de pele, iluminando e dando mais viço à pele. Aplique nas maçãs em direção à têmpora;
  • iluminador: o segredo do iluminar é usá-lo apenas para realçar traços desejados. Assim, você pode usar abaixo do blush para afinar o contorno facial, por exemplo, ou nas laterais do nariz para realçá-lo. Faça testes para avaliar como fica mais natural para você.

Com essas etapas, finalizamos a make da pele. Lembre-se que a automaquiagem precisa ser versátil. Então, você não precisa fazer todas as etapas diariamente, e sim descobrir quais combinações mais combinam com você.

Você também pode gostar de ver: 

Maquiagem glow: o que é e como fazer a sua

Tom e subtom de pele: o que é, quais são e como descobrir o seu

O nosso desejo aqui é te informar para que você conheça todos os recursos de maquiagem à sua disposição. Por isso, agora vamos partir para os olhos!

2. Make para os olhos

automaquiagem-lapis-sombra-moccha-care

A make dos olhos é uma queridinha e não à toa, pois ela faz toda a diferença entre um look basiquinho e uma superprodução.

  • paleta de sombras: a sombra deve ser aplicada no côncavo das pálpebras, sendo que você pode investir em um degrade ou mesmo em uma iluminação abaixo das sobrancelhas. Invista em tons neutros no início, como bege, coral, preto, cinza e outros tons que você gosta;
  • lápis de olho: pode ser usado para fazer o contorno do olhar ao ser aplicado abaixo da linha d’água, bem rente à raiz dos cílios inferiores;
  • máscara de cílios: pode ter como finalidade alongar, dar mais volume ou mesmo alinhar os cílios. Escolha a versão que mais atende às suas necessidades e, se possível, à prova d’água reduzindo os borrados e tendo uma melhor duração;
  • delineador: pode ser em gel, líquido ou caneta, devendo ser aplicado na linha dos cílios superiores, inicialmente mais rende e, da metade para o canto externo, com maior diâmetro para valorizar ainda mais o olhar.

Você também pode, de acordo com suas necessidades, preencher o volume da sobrancelha, o que pode ser feito com lápis de olho ou específico.

3. Make para a boca

automaquiagem-passando-batom-care

Para muitas pessoas, a maquiagem da boca parece mais simples. Ela é mesmo, mas vamos apresentar algumas opções a seguir:

  • batom: ele pode ser acetinado, com consistência e acabamento mais cremosos ou na versão matte, que tende a ter maior durabilidade devido ao acabamento mais seco. Explore todas as cores que você gostar, mas nossa dica é sempre contar com um tom mais neutro e um mais marcante, como rosa, vermelho, vinho ou marrom telha;
  • lip oil: é o acabamento brilhoso e mais viscoso que ilumina os lábios ao mesmo tempo em que hidrata;
  • lip balm: se você não gosta tanto de batom ou lip oil no dia a dia, nossa dica é investir em um hidratante labial para uso diário, preferencialmente com proteção UV, o que previne o ressecamento dos lábios;
  • lápis de boca: é uma opção para produções mais elaboradas. Nesses casos, o lápis com tonalidade semelhante a dos lábios é usado em todo o contorno da boca. Em seguida, aplique batom ou lip oil. A técnica ajuda a aumentar o volume labial.

Com tantas opções é impossível não andar com vááários batons na bolsa não é mesmo?!

Leia também: 

Como passar batom: seu guia completo

Batom vegano: o que é, por que usar e quais os benefícios

Tipos de pincéis

Além de conhecer as camadas e produtos disponíveis, nossa dica para uma automaquiagem incrível é saber as funções dos diferentes tipos de pincéis:

  • para olhos: com cerdas finas e macias, o pincel de sombra ou mesmo as esponjinhas são opções para aplicação da sombra, enquanto o pincel para esfumar é mais firme para fazer esse tipo de finalização;
  • rosto: kabuki para aplicação de pós, língua de gato para aplicação de produtos líquidos e cremosos e pincel de blush para espalhar melhor e evitar aquele bolinha de maria-chiquinha;
  • sobrancelha: para sobrancelha, o pincel indicado tem dois lados, um “pente” e outro de cerdas macias para acertar o formato desejado.

O Kit de Pincéis da CARE possui cerdas sintéticas e macias na cor verde, 100% limpas e veganas para oferecer leveza no manuseio e alta absorção dos produtos.

É composto por 4 tipos de pincéis que são aliados mais que essenciais da sua rotina de automaquiagem.

O Kit traz também a Esponja Multifuncional Drops Blender para espalhar bem a make. Ela facilita a aplicação e a mistura de produtos líquidos e cremosos para ampliar a variedade de looks e efeitos no visual.

automaquiagem-kit-de-pinceis-care

Nossa dica é conhecer os recursos básicos para sua automaquiagem e, depois, ir expandindo os horizontes.

Produtos CARE para sua maquiagem

A CARE Natural Beauty tem uma linha completa de maquiagem, ou skinCARE Colorido, com produtos que podem ser usados na sua automaquiagem, tanto do dia a dia como de ocasiões especiais.

Com formulações veganas, orgânicas, naturais, cruelty-free e 100% livres de toxinas, a CARE usa a biotecnologia, alta performance e beleza limpa em todos os seus itens de maquiagem.

Confira os nossos queridinhos Clean Beauty:

Máscara para Cílios: modelo ultra-black para aumentar o volume e dar mais definição aos fios, além de ser resistente à água, sem borrar nem escorrer.

automaquiagem-mascara-para-cilios-care

Lápis Sombras: em parceria com a maquiadora Vanessa Rozan, a CARE desenvolveu a linha de lápis sombras com cores iluminadas e super pigmentadas e toque acetinado na finalização na make dos olhos.

automaquiagem-lapis-sombra-care

Blushes e Iluminadores DUOs: para tornar sua automaquiagem prática e completa, o duo é uma opção multifuncional, com acabamento leve e acetinado, alta duração e tons complementares.

automaquiagem-duo-care

Kit Power Eye: a junção perfeita dos queridinhos que empoderam o seu olhar! O Kit colore e hidrata a área dos olhos com formulação vegana, natural e 100% livre de toxinas para cuidar dos olhos com alta performance.

automaquiagem-kit-power-eye-care

Batons: com cores marcantes, a CARE uniu a durabilidade do matte com a cremosidade do hidratante e desenvolveu os batons High Clean, com acabamento soft matte para colorir e hidratar os lábios ao mesmo tempo.

automaquiagem-batom-care-textura

Corretivos True Clean: com textura líquida hidratante, efeito matte e alta cobertura. Adere perfeitamente à pele, criando um véu imperceptível e delicado para suavizar olheiras, manchas e desuniformidades.

Para aprender como usar o corretivo e obter os melhores resultados na sua automaquiagem, assista ao vídeo abaixo com técnicas infalíveis da maquiadora profissional Vanessa Rozan:

Ah, uma dica importante é não esquecer de sempre remover a maquiagem ao final do dia, combinado? Isso garante uma pele limpa e saudável para o dia seguinte e mais jovialidade no longo prazo.

E aí? Bora colocar em prática todas essas dicas de automaquiagem? Conta nos comentários o que você achou! Para conhecer todos os produtos CARE, clique aqui e apaixone-se também pela linha de skinCARE!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.