Com uma conscientização que surge na rotina das mulheres sobre saúde, bem-estar e meio ambiente, o cuidado na hora de escolher os cosméticos não é diferente. Hoje, a maquiagem vegana já faz parte do universo da beleza sustentável.

Mas o que é a maquiagem vegana? Como ela é produzida, quais são seus benefícios para o corpo? Qual o impacto ambiental quando escolhemos esse tipo de maquiagem, ao invés da convencional?

Para que você conheça e entenda mais sobre esse assunto, a CARE Natural Beauty preparou um conteúdo especial. Vamos conferir juntas?

Uma breve passagem sobre o mundo vegano

Ser vegano significa abster-se de quaisquer formas de exploração animal, seja para qual for o fim, como alimentação e vestuário por exemplo. 

E a causa tem ganhado força nos últimos anos! Isso fez com que marcas cujo propósito é agir beneficamente em relação ao meio ambiente e à natureza, passassem a produzir itens livres de qualquer vestígio de crueldade em sua cadeia. Inclusive cosméticos!

Como surgiu a maquiagem vegana?

A maquiagem vegana surgiu através da conscientização

Como mencionamos, as pessoas que abraçaram as causas veganas em suas vidas passaram a procurar marcas que entendessem e atendessem suas necessidades. E no mundo dos cosméticos não foi diferente! 

Isso porque, enquanto as makes convencionais possuem ingredientes de origem animal, como por exemplo cera de abelha, leite, colágeno (extraído da cartilagem animais) e carmim (extraído de insetos), a maquiagem vegana não contém nenhum desses tipos de componentes.

Mas vale ressaltar: uma make vegana não é, necessariamente, natural ou orgânica. Por isso, para quem pratica o autocuidado, além de uma make vegana, optar pela junção de um produto orgânico e natural é a escolha perfeita! 

Leia também: Biocompatibilidade: o diferencial da maquiagem orgânica 

Benefícios da maquiagem vegana

Conheça as vantagens de utilizar uma maquiagem vegana:

  • Menor quantidade de substâncias nocivas à saúde;
  • Livre de ingredientes de origem animal;
  • Nutrição e cuidado com a pele, por conter maior quantidade de substâncias naturais do que uma maquiagem convencional;
  • Livre de testes e exploração animal;
  • Produção consciente, em respeito aos animais e ao planeta;

Além disso, podemos encontrar alguns ativos preciosos para a pele e saúde nas maquiagens veganas: vitamina A e E natural, elastano, ácido hialurônico vegetal, óleo de coco, manteiga de cupuaçu, óleo de açaí orgânico, abacate, dentre muitos outros.

Resumindo: esse tipo de maquiagem tem tudo que você precisa para uma beleza saudável, natural e com propósito! Mas não esqueça, é muito importante atentar-se aos rótulos e saber identificar as substâncias presentes nos produtos.

Sustentável e Cruelty-free

Normalmente, quando um cosmético é vegano, sua embalagem se torna reciclável e sustentável. Afinal, cuidar dos animais também significa cuidar do seu lar, que é a natureza.

Por isso, falar sobre maquiagem vegana não é falar somente sobre a nossa beleza, mas também sobre o uso consciente e como proteger o nosso meio ambiente de impactos ambientais.

Ao comprar um produto, é importante verificar se o selo Cruelty-free está presente na embalagem! Isso porque um produto pode não ser testado em animais, mas conter ingredientes de origem animal. Então fica de olho nos rótulos, combinado?

É importante também acompanhar trabalhos como o da PEA (Projeto Esperança Animal), que lista as marcas nessa categoria cruelty-free e também aquelas que ainda não estão. Essas etapas de compras e análises fazem parte da conscientização para um futuro justo e melhor!

Acompanhar essa onda sustentável que atrai veganos e simpatizantes do movimento, é pensar na sua saúde e no respeito pela natureza como um todo. Vem com a gente apoiar essa causa!

Se quiser conhecer uma maquiagem vegana, orgânica e natural, acesse o nosso site. Prefira beleza natural, prefira beleza com propósito.

#WeCARE #WeCAREAboutPlanet #JuntosPeloPlaneta #CARENaturalBeauty