Além do uso constante do álcool em gel nas mãos durante a pandemia da Covid-19, as máscaras utilizadas para evitar a proliferação do vírus se tornaram obrigatórias em praticamente todo o território brasileiro.


Porém, algumas pessoas têm reparado um aumento significativo nos problemas na pele como alergias, agravamento de outras doenças e principalmente o surgimento de acnes.

A grande dúvida é: isso tem a ver com o uso diário das máscaras? 

A resposta é sim. O termo “maskne”, representa o surgimento de acnes e outros problemas na pele causados pelas máscaras de proteção contra o Covid-19. Isso ocorre por diversos fatores, porém é possível evitar.

Continue a leitura e entenda com a CARE tudo sobre o que é e como evitar a Maskne, acne causada pela máscara!

Qual é a causa da Maskne?

A principal causa do surgimento da acne na região do queixo, mandíbula e parte da maçã do rosto é o atrito que a máscara tem com a nossa pele. Ou seja, essa acne não é hormonal, e sim mecânica.

Esse contato causa irritação na pele e conforme falamos e respiramos, a máscara faz com que o ar quente da respiração fique retido, trazendo umidade e, consequentemente, faz com que as glândulas sebáceas produzam mais oleosidade.

Mas se o uso da máscara é obrigatório em qualquer lugar, como se livrar desse problema? Não há como fugir, por questões de saúde é essencial utilizar a máscara em locais públicos. Entretanto, alguns especialistas já passaram ótimas dicas para evitar esse problema. Confira a seguir!

Como evitar a Maskne?

Antes de mais nada, a primeira e mais importante indicação para quem está com problemas de acne no rosto é a visita a um dermatologista para que o diagnóstico seja feito da maneira correta e não haja maiores complicações.

Após constatar que o seu problema é a Maskne, siga essas dicas para evitar que mais acnes apareçam em sua pele:

  • Para vestir a máscara, é importante estar com as mãos limpas e evitar tocar na região frontal do tecido. Lembre-se de cobrir o nariz, queixo e boca totalmente.
  • Mantenha o rosto limpo e hidratado com produtos específicos para o seu tipo de pele. 
  • Utilize máscaras de tecido leve e macio, como algodão ou seda, evitando tecidos ásperos que podem machucar a sua pele. 
  • Evite utilizar maquiagens sempre que puder para deixar que o seu rosto respire com mais facilidade. A máscara por si só já fará com que a região fique abafada.
  • Lembre-se do protetor solar até nos momentos em que estiver em casa. Afinal, luzes de aparelhos eletrônicos também trazem problemas para a saúde da nossa pele. 
  • Ao retirar a máscara, encoste apenas na região dos elásticos, evitando contato direto com o rosto, pois suas mãos podem estar sujas.

Além disso, ter um momento de autocuidado diário é essencial para que o seu físico e mental estejam equilibrados. Já ouviu falar no Yoga Facial? Essa técnica além de relaxar a musculatura do rosto, também ajuda a manter o rosto jovem e saudável.

Busque o cuidado necessário para a sua pele

Cuidar do seu rosto é a tarefa mais importante para evitar a Maskne. Por isso, adotar o skincare em sua rotina pode ser a chave para controlar a oleosidade, envelhecimento precoce e trazer viço, elasticidade e firmeza para o rosto!

Com a CARE Natural Beauty você encontra os produtos ideais para transformar o seu ritual de skincare. Confira em nosso site!