Enquanto os dias do mês de Outubro vão se esgotando, a lista de produtos desejados para Novembro só aumenta. Afinal, um dos eventos mais esperado pelos consumidores está chegando: A Green Friday.


Economicamente falando, é uma data muito benéfico para as empresas. Porém, ecologicamente falando, o desconto dado nos produtos pode custar muito mais caro para o meio ambiente devido à falta de um consumo consciente dos consumidores.  

Pensar no meio ambiente não significa que você não possa consumir produtos durante a Green Friday, e sim adotar algumas práticas sustentáveis que são vantajosas tanto para você quanto para a natureza.

Confira as dicas que a CARE preparou sobre como ter um consumo consciente nesta época e aproveite esse grande evento!

A importância de consumir consciente

É importante entendermos que o consumimos não afeta somente a nós, mas sim toda a sociedade e meio ambiente. Afinal, para onde vão tantas embalagens, lixos e restos de produtos?

E a história se complica um pouco quando pensamos que, a cada ano que passa, surgem cerca de 150 milhões de novos consumidores, daqui a 20 anos teremos três bilhões de pessoas a mais consumindo matéria prima da natureza que já vem nos dando sinais de desequilíbrio.

Podemos não sentir o impacto dos números, mas quando pensamos que apenas no Brasil são produzidos 240 mil toneladas de lixo por dia de 209 milhões de habitantes, isso se torna preocupante.

Durante a Green Friday é comum se deixar levar pelos impulsos e acabar consumindo mais do que o necessário e de maneira incorreta. Portanto, confira algumas dicas para fazer com que esse evento seja mais “verde” e consciente!

Compre apenas o que é necessário

Fazer uma lista do que realmente precisa antes de pesquisar os produtos durante a Green Friday pode ser uma ótima prática para evitar que você adquira um produto que não precisa.

Afinal, com tantas opções e gatilhos tentadores como os famosos “Pague 1 Leve 2”, é comum cair na armadilha de não precisar daquele produto, mas acabar comprando para depois ter que se livrar dele de alguma forma justamente pela falta de uso.

Fique atenta ao que realmente necessita e faça essa compra consciente, o seu bolso e o meio ambiente agradecerão!

Entenda sobre a empresa que você está comprando

Essa é uma etapa importante do processo de consumo consciente, pois é o momento para entender se realmente vale a pena consumir produtos daquela empresa.

São diversos fatores, entre eles estão evitar dores de cabeça com possíveis golpes na internet, a forma como o produto é produzido, se é sustentável e a responsabilidade de modo geral. 

Essas análises são essenciais para acelerar as mudanças no mundo!

Leia também: Greenwashing: você sabe o que significa Lavagem Verde?

Lembre-se do descarte consciente

Todos os produtos comprados chegam em embalagens e sacolas que, se não puderem ser reutilizados, será necessário descartá-los.

Por isso, ao desembrulhar um produto, lembre-se de se desfazer da sua embalagem de maneira correta. Faça a separação dos materiais e o que puder reciclar, recicle.

Conheça o produto que está comprando

Na Green Friday é possível encontrar diversos produtos que prometem funcionalidades diferentes. Antes de comprar, é muito importante entender sobre o produto e sua qualidade para evitar que isso se torne um péssimo negócio para você.

Portanto, faça uma boa análise antes de finalizar a compra, checando comentários das pessoas que já adquiriram e realizando pesquisas do produto. Isso fará com que possíveis frustrações não aconteçam.

Lembre-se: o consumo consciente na Green Friday depende de você

E aqui vai uma dica extra: para tornar o seu consumo ainda mais consciente, opte por produtos multifuncionais e que farão diferença no seu dia a dia.

Na CARE, por exemplo, você encontra o blush que pode ser utilizado como sombra, batom e contorno. Além disso, todas as embalagens são recicláveis!

Dessa forma você consegue economizar, ajudar o meio ambiente e ainda contribuir com a sua saúde. Afinal, um produto sustentável, orgânico e natural é um combo completo!

Venha fazer parte do nosso Love November Solidário, cadastre-se e receba antecipadamente as novidades da CARE!