Uma das sensações mais prazerosas do dia é sentir a pele radiante e livre de impurezas após um ritual de skincare perfeito, não é mesmo?

E quem proporciona esse momento mágico é a etapa de esfoliação. Mas você sabia que aquelas bolinhas presentes no seu esfoliante, mais conhecidas como microplástico, são uma das maiores poluidoras dos mares e oceanos?

Para entender melhor sobre esse assunto, a CARE Natural Beauty trouxe algumas informações importantes sobre o perigo do esfoliante e suas microesferas para o meio ambiente. Continue a leitura e confira!

O impacto ambiental causado pelas microesferas do esfoliante

Após os biólogos analisarem o perigo das microesferas presentes em alguns esfoliantes, em 2016 o ex-presidente Barack Obama criou uma lei nos Estados Unidos proibindo o uso dessas minúsculas partículas de polietileno nos produtos.

Mas quais são realmente os impactos ambientais causados por essas microesferas?

Cada “bolinha” do esfoliante tem uma medida aproximada de 0,355 milímetros. E, exatamente por ser tão pequenina, a filtração desses resíduos é um enorme desafio para os centros de tratamento.

A consequência dessa má filtração é a chegada das partículas nos oceanos, virando alimento dos animais marinhos que não conseguem fazer essa diferenciação. Isso leva à obstrução do estômago desses bichinhos, dificultando a alimentação necessário para que se mantenham saudáveis.

Além disso, devido à afinidade molecular, essas microesferas conseguem absorver diversos outros poluentes na água, como óleo de motor e pesticidas. Quando ingerida pelo organismo de um animal ou ser humano, podem causar danos severos à saúde.

Em resumo, ter consciência do quão prejudicial pode ser para a natureza e como isso afeta não só a sua saúde, mas a de muitos seres vivos, é um processo muito mais simples do que a remoção total do nosso sistema de filtragem de esgoto.

3 esfoliantes naturais para substituir as microesferas

Adotar o consumo consciente com relação ao meio ambiente não quer dizer que você precisa abrir mão da esfoliação na pele. Afinal, existem outras maneiras sustentáveis de substituir os esfoliantes tradicionais.

Por serem produtos naturais e orgânicos, colaboram com a saúde e a natureza. Continue a leitura e confira essas 3 dicas de esfoliantes caseiros.

Esfoliação com açúcar orgânico e água

Essa misturinha básica é perfeita para remover todas as células mortas presentes em nossa pele. Você precisará de:

  • 1 colher sopa de açúcar orgânico
  • 1 colher de sopa de água filtrada 

Junte esses dois ingredientes e aplique no rosto em movimentos leves e circulares. Após espalhar por toda a extensão do rosto, lave com água corrente e sua pele estará pronta para os próximos passos do seu skincare!

Esfoliação com flocos de aveia

A aveia é um ingrediente muito conhecido quando o assunto é esfoliação e, além de remover toda a sujeira dos poros, acalma a pele e também combate acnes. E para utilizar no rosto, você precisará de:

  • 1 colher de sopa de aveia em flocos
  • ¼ de colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de azeite de oliva ou água.

Misture o sal com a aveia e logo em seguida o líquido. Aplique no rosto em movimentos circulares e massageie durante 3 minutos. Após esse tempo, espere secar durante 10 minutos e remova com água corrente.

Esfoliação com pó de café

Essa é uma das clássicas e muito eficaz para aumentar a produção de colágeno. Sem contar o seu efeito anti-inflamatório. Confira como transformar o pó de café em um poderoso esfoliante:

  • 1 colher de sopa de café (pode ser seco ou úmido)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Assim como as outras receitas, misture os ingredientes até formar uma pastinha e aplique no rosto em movimentos circulares por 3 minutos. Aguarde secar e após 10 minutos remova com água.

Trouxemos essas três receitas simples e naturais para garantir que você consiga fazer na sua casa e tenha uma rotina de cuidados para uma beleza sustentável.

O meio ambiente é a nossa casa, e também nossa responsabilidade!

Tudo que a natureza nos proporciona é de nossa responsabilidade preservar. E adotar uma beleza sustentável no seu dia a dia trará muitos benefícios para você também, como uma estrada de mão dupla.

Deixe de lado os esfoliantes que prejudicam o meio ambiente e pratique o autocuidado de maneira consciente, respeitando os limites da natureza.

Se quiser conhecer produtos desenvolvidos para um cuidado especial com você, com os animais e com o nosso planeta, acesse o site da CARE e confira!