Você já ouviu falar sobre yoga facial? Essa técnica ancestral foi inspirada em rituais de beleza orientais e segue a mesma vertente que o yoga corporal. Ou seja, são exercícios faciais utilizados para relaxar a mente e o rosto.


Ainda que considerada uma técnica antiga, o yoga facial tem ganhado bastante reconhecimento com o ritual de skincare, que cresce dia após dia. Ao somar essas duas técnicas, encontramos um combo perfeito para ajudar no autocuidado com a nossa pele.

Um estudo da Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chicago, mostrou que exercitar os músculos do rosto ajuda a fortalecer a pele em até três anos. Esse estudo foi feito em mulheres com idade entre 45 e 60 anos. Mas, é claro, não deixa de ser benéfico para qualquer idade!

Quer conhecer todos os benefícios e ainda aprender em um passo a passo como implementar o yoga facial no seu dia a dia? Então continue a leitura e entenda tudo com a CARE Natural Beauty!

Os benefícios do Yoga Facial para a pele

Nós temos ao total 57 músculos em nosso rosto, que estão em constante movimento. Afinal, praticamente todos os nossos gestos diários refletem em nossas expressões faciais e, por esse motivo, é muito importante exercitá-los.

O yoga facial traz grandes benefícios para a nossa saúde, atuando como um poderoso lifting natural que rejuvenesce a pele. Porém, é válido destacar as outras grandes vantagens de adotar essa prática diariamente:

  • Diminui tensões no rosto: o dia a dia causa estresse e tensão nos músculos, causando aquela famosa expressão de “rosto cansado”. A yoga facial ajuda a relaxar toda essa musculatura.

  • Renova as células: com a prática constante, é possível renovar as células em camadas mais profundas da derme e também ativar o fluxo linfático. 
  • Auxilia no combate às olheiras: com os movimentos corretos na região abaixo dos olhos, a circulação sanguínea é reativada e ajuda a eliminar aos poucos algumas inflamações e olheiras.

  • Combate rugas: os movimentos de repuxamento feitos no yoga facial realizados em poucos minutos possibilitam que a pele seja mais esticada, suavizando a flacidez e combatendo rugas.
  • Melhora a autoestima: o yoga facial trabalha tanto a musculatura do rosto quanto a mente. Ou seja, realizar exercícios que só são finalizados quando a gente se conecta com nós mesmas, traz uma sensação de bem-estar incrível.

Os benefícios são incríveis e contribuem para que a sua pele fique jovem, saudável e firme durante um bom tempo. Sem contar o toque de relaxamento e bem-estar mental!

Passo a passo para praticar o yoga facial

Agora que você viu todas as incríveis vantagens do yoga facial para a pele, vamos entender como adotar a prática no dia a dia com alguns passos simples. Basta pegar um espelho e seguir esse passo a passo:

  1. Em todo o processo, com os dedos médio e indicador, forme um V - a abertura entre um e outro deve ser o espaço natural já existente quando estão levemente separados. Inicie a massagem com a junta dos dedos que auxiliarão na drenagem da pele.

  2. Apoie cada um dos dedos em um extremo da sobrancelha e faça uma leve e delicada pressão, puxando suavemente a pele no sentido externo do rosto. Lembre-se de relaxar a testa e os olhos, e também de olhar para cima e levar a pálpebra também para cima. Repita o processo seis vezes.

  3. Você pode repetir o mesmo processo que a etapa anterior, porém na região abaixo dos olhos, nas bochechas, região da boca, queixo e pescoço.

  4. É importante manter os ombros abertos e baixos, e o queixo a 90° do pescoço, evitando as dobras da pele.

  5.  Para tonificar as pálpebras, levante as sobrancelhas e eleve os olhos. Deixe as sobrancelhas arqueadas enquanto fecha os olhos e acompanhe com uma inspiração profunda pelo nariz.

  6. Faça uma “boca de peixinho” e levante as sobrancelhas durante 20 segundos e relaxe logo em seguida. Intercale esse movimento durante seis vezes. Isso ajudará a manter a firmeza da testa e prevenir rugas.

Você pode repetir toda a sequência pela manhã e também no final do dia. É ideal fazer antes da make ou antes de dormir.

Caso você queira ver na prática como funciona o yoga facial, disponibilizamos um IGTV no Instagram da CARE com a incrível Cláudia Reis ensinando a técnica. Confira clicando aqui.

O skin natural que você merece

O autocuidado é um ritual de amar-se, por isso deve ser feito diariamente. Assim, a saúde também será um complemento para se manter jovem e bonita da forma como você merece!

E se quiser conhecer produtos que ajudam a potencializar o seu skin natural, navegue pelo site da CARE e adote em sua rotina produtos que realmente fazem a diferença como naturais, orgânicos e veganos!